A MOME anuncia uma parceria com a REVIVE, plataforma belga de referência em desenvolvimento e investimento imobiliário, para a aquisição de um terreno na zona do Amial, no Porto. A operação – realizada em nome do Revive Impact Fund, gerido pela Revive Fund Management – destina-se à promoção de um projeto residencial de grande escala.
Com uma área de construção prevista de cerca de 33.000 metros quadrados, o empreendimento prevê incluir mais de 400 fogos habitacionais, representando um investimento superior a 140 milhões de euros, direcionado sobretudo a famílias e residentes locais. Neste contexto, o projeto assume relevância para a regeneração urbana e para o reforço da oferta residencial numa localização emergente da cidade do Porto.
“É com orgulho que colaboramos com a Revive na concretização de uma solução habitacional que responde de forma relevante às necessidades da cidade”, acrescenta Francisco Rocha Antunes, fundador e presidente executivo da MOME. “Acreditamos que o projeto do Amial se tornará uma nova referência no desenvolvimento responsável e orientado para a comunidade no Porto.”
Situado no Amial, uma zona cada vez mais reconhecida pela sua acessibilidade, oferta de serviços e potencial de crescimento urbano, o empreendimento visa disponibilizar uma diversidade de tipologias adaptadas às necessidades em evolução de famílias, jovens profissionais e residentes de longa duração. O foco será colocado na acessibilidade, sustentabilidade e integração comunitária, em linha com as filosofias de desenvolvimento da MOME e da REVIVE.
“A nossa parceria com a MOME reflete uma visão partilhada de resposta à necessidade real e crescente de soluções habitacionais de qualidade para as famílias portuguesas”, afirma Nicolas Bearelle, executive chairman da REVIVE. “Este projeto foi concebido para oferecer não apenas habitações, mas uma comunidade integrada, sustentável e inclusiva.”
O empreendimento encontra-se atualmente em fase de planeamento e conceção, prevendo-se o arranque da construção no quarto trimestre de 2026, após a conclusão das etapas necessárias. Esta parceria assinala ainda a expansão da MOME para além da gestão de cooperativas privadas de habitação, abrindo caminho a novos formatos habitacionais.
Sobre a MOME
A MOME propõe soluções habitacionais centradas na comunidade que respondem aos desafios da vida urbana contemporânea. Desenvolve projetos residenciais que priorizam a escala humana, acessibilidade, integração paisagística, materiais e métodos de construção sustentáveis, e uma abordagem cuidada ao design e à arquitetura. Explora novas formas de viver, avalia as necessidades de acesso à habitação e promove abertura a modelos emergentes diversos, desde habitação cooperativa a outros formatos.
Criada em 2023, em Portugal, a MOME concebe espaços, desenvolve projetos, constrói edifícios residenciais e entrega soluções integradas. Trabalha com uma equipa multidisciplinar e uma rede de parceiros fortes, impulsionando inovação, qualidade e eficiência, enquanto promove soluções inteligentes e gestão transparente de recursos. A MOME é uma B Corp certificada e parte de uma comunidade que lidera um movimento por uma economia inclusiva, justa e regenerativa.
Sobre a REVIVE
A REVIVE é uma empresa europeia especializada na reabilitação urbana e desenvolvimento de terrenos industriais ou subutilizados. A REVIVE dá nova vida a locais subaproveitados e transforma-os em zonas residenciais vibrantes, com foco em novas formas de viver e trabalhar. Todos os projetos da REVIVE são climaticamente neutros na operação e o impacto ambiental durante a construção é minimizado ao máximo. Além disso, a REVIVE investe em biodiversidade e infraestrutura para melhorar o bem-estar físico e mental dos seus utilizadores. Como reconhecimento pelo seu foco sustentável e transparente, a REVIVE tornou-se, em 2012, a primeira promotora no mundo a obter a certificação B Corp.
Sobre o Revive Impact Fund
O Revive Impact Fund é o seu quinto e mais ambicioso canal de investimento até à data, com o objetivo de captar 200 milhões de euros até ao segundo trimestre de 2026. Fiel à sua missão de transformação urbana sustentável, o fundo adota uma estratégia de brown into bright – adquirindo terrenos subutilizados ou degradados e convertendo-os em locais residenciais de alta qualidade e dinâmicos. Este fundo representa um marco importante na trajetória da REVIVE, elevando o capital total captado em todos os fundos para mais de 575 milhões de euros e reforçando o seu compromisso em revitalizar comunidades através de desenvolvimento ambiental e socialmente impactante.