A Pedras.coop está localizada em Lavadores, Vila Nova de Gaia, a 500 metros da foz do Douro. A cooperativa privada de habitação integra 13 moradias em banda, de tipologia T3+1, com garagem, jardim e piscina privativos.
A opção pelo modelo cooperativo permite responder às capacidades financeiras de cada um, mediante um processo simplificado, alicerçada no desenvolvimento de um projeto capaz de oferecer ao mercado uma casa a preço de custo, assegurando a MOME a gestão profissional da cooperativa.
O empreendimento tem um orçamento previsto de 8,4 milhões de euros e um período estimado de conclusão de 24 meses, devendo as habitações estar prontas para entrada em 2027.
A Pedras.coop é composta por 13 moradias em banda, tipologia T3+1, com garagem, jardim e piscina privativos. Recorre a tijolo maciço para reduzir custos de manutenção; integra painéis fotovoltaicos, recuperadores de calor e equipamentos de desempenho energético A+; utiliza pavimento radiante e outras opções com elevado desempenho térmico e acústico; prevê garagens dimensionadas para a instalação de carregadores para veículos elétricos.
A Pedras.coop traz consigo uma nova centralidade urbana, a possibilidade única de viver a poucos minutos da cidade, entre o rio e o mar. Localizada em Vila Nova de Gaia, a 500 metros da foz do Douro, esta cooperativa privada de habitação dispõe de condições únicas: acesso rápido à A1 e à Ponte da Arrábida; proximidade de serviços essenciais, como supermercados, farmácias, colégios, ginásios, equipamentos de saúde e restauração; uma envolvente natural com praia, ciclovia, marina e reserva natural.
O projeto de arquitetura é pensado de forma a criar espaços comunicantes que promovam a interação familiar e a relação entre o interior da casa e o jardim. A organização espacial em casas-pátio permite uma hibridização das áreas, proporcionando uma maior relação entre o espaço interior e o espaço exterior da habitação. O piso térreo inclui a zona social da habitação, cozinha, sala de jantar e sala de estar. O piso superior abriga a zona privada, proporcionando maior tranquilidade e intimidade.
O projeto de arquitetura é assegurado pela Cerejeira Fontes Architects, uma empresa fundada em 1996, com sede em Braga, que se dedica ao desenvolvimento de projetos de arquitetura, planeamento urbano, design de interiores, engenharia, gestão e fiscalização de obra.
O portfólio de obras construídas integra projetos de elevada escala e complexidade, sendo que o trabalho do atelier tem sido reconhecido em múltiplos concursos e prémios de âmbito nacional e internacional.