Partilhar:

MOME inicia construção do projeto PEDRAS.COOP, em Gaia

MOME iniciou a construção do seu primeiro projeto. O empreendimento PEDRAS.COOP localizado em Lavadores, Vila Nova de Gaia, tem um orçamento previsto de 8,4 milhões de euros e será composto por 13 habitações, em tipologia T3+1, com jardim e piscina privativos de cada fração. As obras têm um período estimado de conclusão de 24 meses, devendo as habitações estar prontas para entrada em 2027.

As 13 moradias PEDRAS.COOP irão alinhar-se organicamente em banda, valorizando a exposição solar (nascente/poente) e a privacidade de cada família. Destas, sete serão casas-jardim e seis casas-rio, com áreas ajardinadas entre 123m2 e 399m2 e entre 35m2 e 120m2, respetivamente, além de piscinas individuais e privativas. Em ambas as tipologias, o piso térreo irá incluir a zona social da habitação, cozinha, sala de jantar e sala de estar, enquanto o superior abrigará a zona privada, proporcionando maior tranquilidade e intimidade. Deste modo, a organização espacial em casas-pátio permitirá uma maior hibridização dos espaços, proporcionando uma maior relação entre o interior e o exterior da habitação.

Refira-se que a PEDRAS.COOP foi projetada pelo gabinete de arquitetura Cerejeira Fontes, reconhecido nacional e internacionalmente pelos seus projetos de elevada escala e complexidade. A construção da obra está a cargo da Fielnorte. Sobre a foz do rio Douro, o empreendimento promete integrar a beleza natural envolvente no quotidiano dos seus futuros residentes e cooperadores.

Ao nível da sustentabilidade, os materiais utilizados na construção das casas, como o tijolo maciço, além de intemporais, não apresentam custos de manutenção, garantindo a harmonia e estado de conservação do conjunto de frações habitacionais. Além disso, terão painéis fotovoltaicos, recuperador de calor e um desempenho energético de classificação A+. O pavimento radiante e o elevado desempenho térmico e acústico serão outras das caraterísticas técnicas que garantem a eficiência e o conforto das habitações. Por fim, sublinhe-se, ainda, que as garagens serão pré-dimensionadas para a instalação de carregadores para veículos elétricos.

Francisco Rocha Antunes, fundador e presidente executivo da MOME, sublinha: “Com o início da construção da PEDRAS.COOP, damos um passo decisivo na oferta de mais e melhor habitação. Este projeto não só reflete os valores fundamentais da MOME, como também inaugura um modelo de habitação que promove a qualidade de vida em comunidade e a ligação à natureza”. E continua: “Estamos entusiasmados com a confiança demonstrada pelos futuros moradores, com a certeza de que este será um exemplo inspirador para muitas outras iniciativas habitacionais da MOME em Portugal”.

PEDRAS.COOP irá nascer em Vila Nova de Gaia, a 500 metros da praia e acerca de dois quilómetros do acesso à A1 e da ligação à Ponte da Arrábida. O enquadramento em zona urbana irá garantir a proximidade a um conjunto diversificado de serviços e comércio de conveniência, como supermercados, farmácias, colégios, ginásios, equipamentos de saúde, restauração e o Arrábida Shopping.

Mais artigos

A MOME é uma das signatárias do Pacto do Porto para o...

Construir a sua própria casa será com certeza um dos maiores desafios...

Breve manual sobre cooperativas de habitação. Existem alguns mitos e estereótipos sobre...